O Judo
A via da arte sensível | O caminho da suavidade
O significado
O Judo
Judo é uma palavra japonesa que se decompõe em Ju e Do. Ju significa sensível, agilidade, não resistência, suavidade. Do, traduz-se por via, meio ou caminho.
O Judo é portanto “a via da não-resistência”, “a via da arte sensível”, "o caminho da suavidade", ou “o meio ágil”, o caminho que leva a uma vida equilibrada, utilizando um método de educação física e mental baseado numa disciplina de combate com mãos nuas.
O próprio princípio que rege estes combates é o da não-resistência: ceder à força adversária para a desequilibrar, controlar e vencer com um mínimo de esforço.
O Judo fomenta e faculta a descoberta e o desenvolvimento em cada praticante, das suas capacidades e aptidões, e a forma de as utilizar na vida quotidiana com o máximo de eficiência.
SEIRYOKU ZENYO
Máxima eficiência com o mínimo de esforço
Seiryoku Zenyo | Jita Kyoei
Princípios do Judo
Com base nas lições aprendidas com a mãe durante a primeira infância e com a filosofia de ação do pai, Jigoro Kano conseguiu formar uma perspectiva espiritual que lhe exigia o máximo uso da mente e do corpo, juntamente com um desejo e uma vontade em ajudar a melhorar a sociedade (eficiência máxima). Através da prática do Judo, aprendeu que, ao demonstrar respeito e gratidão a um adversário (a um oponente), conseguia promover a confiança e a ajuda mútua, e que um não deve procurar no imediado o benefício próprio, mas antes o benefício mútuo (ganharem ambos).
Foram estes os dois princípios que permaneceram e orientaram Jigoro Kano ao longo de toda a sua vida. Dedicou-se ao estudo do Judo sem nunca perder a sua enorme vontade e desejo em aprender cada vez mais e em melhorar constantemente. Foi um homem que sempre estabeleceu novos objetivos para si próprio esforçando-se sempre por desempenhar um papel útil à sociedade e ao mundo. O seu credo famoso - "Jita Kyoei" (prosperidade e benefício mútuo) e "Seiryoku zenyo" (máxima eficiência com o mínimo de esforço) - pode inclusivamente ser pronunciado como uma forma de mostrar o caminho para a paz no mundo.
JITA KYOEI
Prosperidade e benefício mútuo
Código moral do Judo
Valores do Judo
Jigoro Kano estava convicto que o Código Moral do Judo era algo da maior importância no desenvolvimento de um judoca. O seu principal objetivo, era que acima de tudo, os judocas se tornassem membros valiosos e honoráveis nas comunidades em que vivessem.
O Código moral do Judo é um conjunto de atitudes e comportamentos éticos, que os judocas devem praticar e viver dentro e fora do tatami. São oito os valores que compõem o código definido pelo pai e fundador do Judo.
Gentileza
Ser educado, cordial e gentil com os outros, mostrando consideração e de forma respeitosa.
Coragem
Enfrentar desafios e dificuldades sem medo, com perseverança e determinação, e fazendo o que é justo.
Honestidade
Ser sincero e humilde com o próprio e com os outros nos pensamentos, nas ações e nos sentimentos.
Honra
Ser Justo nas crenças e nas ações para fazer o que é correcto, mantendo a palavra, e seguindo e honrando os princípios do próprio.
Modéstia
Ser modesto nos pensamentos e nas ações para com o próprio e para com os outros, sem ego ou vaidade.
Respeito
Demonstrar respeito, confiança, preocupação pelos outros e pelo próprio.
Auto-controlo
Controlo sobre as ações e emoções do próprio, praticando a disciplina e demonstrando sempre uma atitude positiva mesmo nos momentos mais difíceis.
Amizade
Ser um bom amigo, prestável e gentil com os outros, sempre disposto a ajudar.
Preparado para praticares Judo?
Vem experimentar uma aula connosco e traz um amigo. Vem fazer parte da nossa grande família judoca e fazer novos amigos.